sábado, 23 de janeiro de 2010

Os Botelhos e a origem do Morgado de Mateus

Conheça toda a história da formação do Morgado de Mateus, que agrega uma diversidade Histórica muito valiosa e que me fascinou pela riqueza do conteúdo, orgulhando-me em ser um Botelho.

Os Primeiros Administradores da Casa de Mateus foram D. Maria Coelho, a Velha (f. 1696/07/23) e o Doutor Matias Álvares Mourão de Aguiar (f. 1675/05/19)

2º Morgado de Mateus e Morgado da Prata - Matias Álvares Mourão, nasceu em 1696 e faleceu depois de 1730. Era filho de Domingos Botelho Ribeiro Sabrosa e Joana Mourão. Foi casado com Maria Coelho de Barros Faria, filha de Cristovão Álvares Coelho. Este casamento, celebrado quando os noivos tinham por volta de 13 e 14 anos de idade, atendia uma condição determinada por Matias Álvares Mourão de Aguiar (1º Senhor de Mateus), falecido em 1675, expressa em seu testamento, segundo a qual um filho de Domingos Botelho Ribeiro Sabrosa seria seu herdeiro. Para receber como herança os bens vinculados à Casa da Cumieira e à Casa de Mateus, o presumível herdeiro deveria casar com uma filha de Cristóvão Álvares Coelho. Foi Cavaleiro da Orderm de Cristo, obtendo o hábito por alavará de 06/09/1690. Morgado de Mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A orígem do nome Botelho, em Portugal