sábado, 23 de janeiro de 2010

O mais Célebre dos Morgados de Mateus

D. José Maria de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos Mais conhecido pelo Morgado Mateus. Nascido no Porto a 9 de Março de 1758, falecido em Paris em 1 de Junho de 1825, filho de D. Luis António de Sousa Botelho Mourão e D. Leonor Josefa de Portugal, casou-se D. Maria Teresa de Noronha em Lisboa 23/11/1783 e casou-se novamente em Paris 1802 com Emilie Adélaide Filleul.
Fidalgo da Casa Real, Senhor e Administrador dos Morgados de Mateus, Cumereira e Sabrosa, Comendador da Ordem de Cristo, Conselheiro de Fazenda, Diplomata, etc.
O Morgado Mateus foi o negociador da Paz entre Portugal e a França em 1801, em seguida nomeado ministro de Portugal junto do primeiro cônsul Bonaparte.

...Enquanto sua mulher escrevia seus romances, o morgado Mateus preparava a sua edição monumental dos Lusíadas, de Camões, mandando imprimir em Paris, nesse ano de 1817, o volume do célebre poema que apresentou depois à Academia Real das Ciências. Esta nomeou uma comissão composta de António Caetano do Amaral, Mateus Valente do Couto e Francisco Mendes Trigoso, que deu a respeito dessa edição um parecer muito lisonjeiro, observando apenas que o editor deveria ter seguido a edição de 1572. A este reparo respondeu D. José Maria de Sousa numa carta que foi impressa nas Memorias da Academia. Os Lusíadas eram precedidos por um artigo do morgado Mateus, sobre a Vida de Camões.
Veja Fotos
fonte: http://www.arqnet.pt/dicionario/vasconcelosjosemsb.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A orígem do nome Botelho, em Portugal