segunda-feira, 15 de junho de 2009

A orígem da Familia Campos, Portugal

São hipóteses que merecem pesquisas maiores em Portugal, mas por enquanto não se pode afirmar a procedência da família Campos, aqui estudada. Até prova em contrário é portuguesa. Mesmo levando em consideração o grande número de estrangeiros na Loreto quinhentista. Segue então a origem da família Campos em Portugal:
I- Jaques de Campos nasceu por volta de 1555. Casou-se cerca de 1580 com Luiza Thomé, nascida cerca de 1560. Jaques e sua mulher foram moradores na freguesia de Loreto, onde era artista, ou melhor, imaginário (fazia imagens de santos em madeira), tendo comércio na rua da Barroca (a mesma onde nasceu seu neto Felipe de Campos). Jaques faleceu (17) a 10-MAIO-1621 em Loreto, tendo feito testamento, sendo testamenteira sua mulher Luiza Thomé. Foram pais de (todos batizados na freguesia de Nossa Senhora de Loreto),

A orígem do nome Botelho, em Portugal

A origem dos Botelho será um tal Martinho Vasques > Barba que, no século 14, era dono duma torre do "Bitelho". São os descendentes dele que acrescentam Botelho aos seus apelidos...
A pergunta e que eu tenho um Martim (Martinho?) Vasques Barba, que teve duas mulheres:

1. uma (1o. casamento) foi a Urraca Rodrigues Pacheco, * c. 1210, filha de Rui Pires Ferreira, * c. 1180 e Teresa Pires de Cambra, * c. 1180 - Fontes: NFP-vol. VIII-pg. 11 (Pachecos)

2. a outra foi a D. Urraca Pires Botelho, filha e herdeira de Pedro Martins, Senhor da Quinta e Honra de Botelha, situada na freguesia de S. Clemente, concelho de Celorico de Basto, e de sete casaes na Freguesia de Armil, concelho de Fafe ( Ant. Carvalho, Corografia Portuguesa, 2a. ed., Tomo 3o., pag. 381 - Sanches de Baena, Ind. Herald. Tit. Botelho. 2a. mulher de D. Martim Vasques Barba.

Postagem em destaque

A orígem do nome Botelho, em Portugal